A editora Anticítera – criada em 2015, na cidade de Curitiba (PR) – promove o resgate de obras raras, conhecidas e desconhecidas, da literatura nacional e mundial e pretende apostar nas novas vozes da literatura moderna.
Conheça nosso pequeno catálogo:
https://www.anticitera.art/
Do inglês Lord Byron ao paranaense Rocha Pombo, passando pelo alemão Goethe e o francês Baudelaire, a casa independente reúne nomes imprescindíveis da literatura mundial e trabalha para pôr grandes figuras da literatura dos pinheirais novamente no mapa. A epopeia indianista A Guayrá (1886), de Rocha Pombo, é a publicação mais recente da Anticítera e a obra completa de Emiliano Perneta está prestes a sair.
Dos nomes já citados, destaques para dois livros de Byron – A peregrinação de Childe Harold (única tradução brasileira do texto integral, de 1843, assinada por Francisco José Pinheiro Guimarães) e O Corsário (trad.: Barão de Paranapiacapa) –, e também para o resgate da poesia completa do carioca B. Lopes e a edição dos Últimos cantos de Gonçalves Dias.
Além disso, há edições esgotadas: Odes, de John Keats (trad.: Wagner Schadeck); Evangelina, de Longfellow (trad.: Franklin Dória); O Uraguai, de Basílio da Gama; e as antologias de vários tradutores: Atta Troll e outras canções, de Heine; As Florestas de Símbolos (uma antologia de As Flores do Mal), de Baudelaire; Poesias, de Goethe.